';

Olá, pessoal!

Se você me acompanha no instagram deve ter visto que eu compartilhei por lá muitas “imagemzinhas” sobre os tipos de dados do JavaScript.

O JavaScript possui 8 tipos de dados e hoje eu vou falar sobre cada um deles e tentar exemplificar também.

Boolean

Boolean

Boolean

Nomeado pelo matemático britânico George Boole, o boolean é um tipo de dado lógico que pode conter apenas dois valores possíveis, TRUE e FALSE e está presente em todas as linguagens de programação que eu conheço. Muito utilizado em decisões lógicas para definir quais trechos de código serão executados e repetidos.

const isShareable = true

Null

Null

Null

O null representa na ciência da computação um valor nulo, pois internamente aponta para um endereço de memória inexistente. O significado de null pode ter diferentes implementações em outras linguagens, mas de forma geral é a ausência de um valor.

const user = null

Undefined

Undefined

Undefined

O undefined é um valor atribuído automaticamente para as variáveis do JavaScript que foram recentemente declaradas ou para argumentos de um função que não receberam nenhum valor.

let x = null

Number

Number

Number

Como o próprio nome já sugere, no JavaScript number é um tipo de dado numérico. Em outras linguagens podemos ter vários outros tipos numéricos, como Integers, Float, Doubles, Bignums, etc.

const answerToTheUniverse = 42

BigInt

BigInt

BigInt

O bitint como o próprio nome sugere, é um valor numérico de inteiros grande, podendo chegar até 253.

const theBiggestInt = BigInt(9007199254740991);

String

String

String

A string nada mais é do que um texto ou uma sequencia de caracteres que pode ser escrito entre " (aspas duplas), ' (aspas simples) ou ` (backtick).
Strings estão presentes nas principais linguagens de programação e são muito utilizados.

Symbol

Symbol

Symbol

O symbol foi introduzido no ECMAScript2015 (ES6) com o intuito de deixar propriedades dos objetos como anônimos. Vale ressaltar que o symbol é um valor único. Se você quiser um exemplo do uso de symbol dê uma olhada aqui.


const obj = {};
let key = Symbol();
obj[key] = () => { /*...*/ };

Object

Object

Object

O object se refere a uma estrutura de dados, contendo chaves e valores, onde os valores podem ser quaisquer outros tipos de dados do JavaScript incluindo funções.

const book = {}

Saiba mais…

Espero que tenham gostado de aprender sobre os tipos de dados do JavaScript e agradeço por acompanharem as postagens!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, por que você não pode ficar de fora dos novos posts.

  1. Faça parte da nossa lista de Desenvolvedores 📨
  2. Se inscreva em nosso canal do Youtube 📺
  3. Curta nossa página no Facebook 👍
  4. Não perca as atualizações no Twitter 🐦
  5. Veja as dicas no Instagram 📸
  6. Siga nossos repositórios no Github ⌨️

Hashtags

#datatypes #dados #primitivos #soudev #react #javascript #js #node #nodejs #jquery #prototype #web #webdev #developer #emersonbroga #emersonbrogadev #programador #programar #programacao #react #javascript #js #node #web #webdev #developer #emersonbroga #emersonbrogadev #soudev #programador #programar #programacao #javascriptdeveloper #javascripts #javascript30 #javascriptengineer #javascriptlover #javascripttutorial #javascriptlearning

Foto de capa por Jonathan Petersson no Unsplash


@emersonbroga

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas trabalhei em diversas agências e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros.