';

Hoje vou contar como foi minha jornada de hospedagem de sites ao longo dos anos

Olá! Logo que comecei a escrever HTML alguns quinquênios atrás, logo me perguntei, como que eu faço para que o mundo veja essa página que eu criei? Foi então que descobri que eu precisaria “hospedar” meus arquivos em algum lugar, mas especificamente um servidor. Ao pesquisar no altavista (sim, google ainda não existia), descobri um tal de “kit.net”, onde você poderia criar suas paginas por lá. Foi então que surgiu o broga.kit.net.
Pouco tempo depois percebi que precisaria de mais, precisaria de um servidor e um dominio e durante muito tempo fui pulando de um servidor para o outro, enquanto aprendia cada vez mais sobre programação, servidores, hospedagens e tudo mais.

Servidor de Hospedagem no Brasil

Em um certo momento me deparei com um serviço de hospedagem chamado KingHost. Hospedei meus sites lá por muito tempo, eu gostava muito do king host, não tinha muito o que reclamar, subia meus sites via FTP e pronto, tava tudo lá, bonitinho pra o mundo vêr.

 

King Host

King Host

O primeiro Servidor de hopedagem fora do brasil que utilizei

Tempos depois, fiquei sabendo de um servidor internacional, que prometia melhor infra estrutura, tinha um painel administrativo muito mais robusto, varias opções, gerenciamento de emails, várias paradas bacanas e foi entao que migrei para o Dreamhost. Havia conhecido o dreamhost através da empresa que eu trabalhava e utilizei o dreamhost por muitos anos também.

Vencendo o medo de usar VPS

No Dreamhost a gente usava um servidor compartilhado e foi então que eu conheci as VPS’s que no dreamhost custavam um pouco a mais e nessa mesma época surgia o DigitalOcean, com a proposta de VPS’s ao custo mensal de $5 (cinco dólares) com total acesso a maquina podendo fazer e instalar o que você quiser. Mais uma vez, migrei tudo novamente, dessa vez para VPSs exclusivas aos meus projetos, com tudo que eu quisesse instalar.

Claro, que quando você gerencia sua propria VPS no DigitalOcean você é o responsavel por instalar e atualizar tudo, o que foi um grande motivo para focar meus estudos nos conhecimentos de servidor, conhecimentos muito úteis quando você é um programador e que te dão uma outra dimensão no entendimento de como as coisas funcionam.

Hospedagem Gratuita para testar o serviço

Se vocês quiserem testar o DigitalOcean, clicando nos links desse post, vocês ganharão $100 dólares em crédito para testar o serviço, que conta com servidores a partir de $5 dolares por mês. Não sei ao certo por quanto tempo essa promoção vai durar, mas acredito que vale a pena se cadastrar e ver como o serviço funciona.

WordPress com um clique

O DigitalOcean também tem aquele serviço onde você cria um site em wordpress com apenas um clique, ou um servidor node com apenas um clique e vários outros “botões” facilitadores caso você não tenha tanta familiaridade com servidores. Recomendo que vocês aproveitem essa promoção pra conhecer o serviço, afinal, não custa nada mesmo.

Escolher a melhor hospedagem não é uma tarefa fácil

E sobre a pergunta, onde hospedar seu site, eu digo que por experiencia própria, o melhor lugar para hospedar seu site, é onde você se sente confortável com seus conhecimentos a respeito da tecnologia, onde cabe no seu orçamento e onde você tem um serviço de qualidade.

Espero que tenham gostado, deixem nos comentários o que vocês acharam do DigitalOcean.

Obrigado pela leitura.

(o cupom de 100 dólares em crédito é uma promoção temporária para novos clientes por tempo limitado)

Para saber mais…

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos, ajude a espalhar conhecimento!
Não se esqueça de nos serguir nas redes sociais, por que você não pode ficar de fora!

  1. Curta nossa página no facebook
  2. Não perca as atualizações no twitter
  3. Veja as dicas no instagram
  4. Siga nossos repositórios no github
  5. Faça parte da nossa lista de desenvolvedores

@emersonbroga

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas trabalhei em diversas agências e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros.