';

Olá galera,

Nas últimas semanas a turma da Bolt Brasil se dedicou ao projeto Torcida Futebol Clube.

Home - Torcida Futebol Clube

Home - Torcida Futebol Clube

 

O nosso time tinha a seguinte escalação: Bruno Leite(Programador), Daniel Mariz(Front-End), Emerson Carvalho (Programador), Guilherme Barbosa (Front-End), Guilherme Marques (Scrum Master/Usabilidade), Jean Pimentel(Programador), Samuel Judd (Designer), Vanessa Ruas(Atendimento/PO).

O projeto é um “game social”, onde os participantes interagem entre si e com os resultados reais do seu time no Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A. A medida que os jogadores realizam as açoes do jogo, eles ganham pontos, moedas e medalhas.

Cidade - Torcida Futebol Clube

Cidade - Torcida Futebol Clube

Em termos técnicos, o projeto foi desenvolvido usando Zend Framework e Doctrine. Aprendi muito com o uso do Doctrine e recomendo o uso.
O Doctrine é uma ótima biblioteca para banco de dados e foi fundamental para o projeto, pois o mesmo envolve vários relacionamentos entre tabelas. Uma das coisas que me chamou a atenção no Doctrine, foram as funções baseadas em eventos, como por exemplo “postInsert”, “postUpdate”, “preSave”, etc. Com isso ficou muito mais fácil fazer operações em cadeia, que foram necessárias para o desenvolvimento do game.

Estádio -  Torcida Futebol Clube

Estádio - Torcida Futebol Clube

Espero que vocês tenham gostado e parabéns a todo o time Bolt Brasil.
Viste o projeto em http://www.torcidadafutebolclube.com.br


@emersonbroga

Programador há mais de 15 anos, sou formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas. Trabalhei em diversas agências de publicidade e desenvolvimento de software e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros. Estou atualmente dedicando meu tempo a ensinar programação em meu blog e redes sociais. Saiba mais em https://emersonbroga.com/e/sobre/.